Como é feito o exame de densitometria óssea

examedensitometria

Este exame geralmente é feito em nível ambulatorial após agendamento.

No exame de densitometria que mede a densidade óssea do quadril e da coluna, o paciente deita-se em uma mesa que constitui o aparelho em que um gerador de raios-x está localizado abaixo do paciente e um dispositivo detector é posicionado acima.

Para avaliar a coluna vertebral, as pernas do paciente são suportados em uma caixa acolchoada para alinhar a pelve e porção inferior da coluna lombar. Para avaliar o quadril os pés do paciente é colocado em um apoio triangular e preso por uma cinta permitindo a rotação interna do quadril para dentro. Em ambos os casos, o detector é lentamente movido sobre a área examinada permitindo a geração de imagens num monitor de computador. 

O Paciente deve permanecer imóvel e pode ser solicitado para manter a respiração por alguns segundos enquanto a imagem de raios-x é gerada para reduzir a possibilidade de uma imagem borrada.

O exame de densitometria óssea é geralmente completado dentro de 10 a 30 minutos, dependendo do equipamento utilizado e as partes do corpo a ser examinado.

O paciente deve preencher um questionário que ajudará o médico a determinar se existem condições médicas ou uso de certos medicamentos que podem aumentar ou diminuir o risco de uma fratura.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>